Aviso de Privacidade para Pessoas Candidatas

Este documento explica como tratamos os seus dados pessoais, como candidato, durante os processos seletivos da Sympla, de forma transparente, segura e conforme a legislação brasileira.

1. 🔍 Glossário

Candidato: Pessoa que participa de processo seletivo para vaga de emprego na Sympla.

Controlador de dados pessoais: Quem decide como e por que os dados são tratados.

Operador de dados pessoais: Quem trata dados pessoais em nome do controlador.

Dado pessoal: Informação que identifica ou pode identificar uma pessoa.

Dado não pessoal: Informação que não se relaciona a uma pessoa identificável.

Tratamento de dados: Qualquer uso feito com dados pessoais (coleta, uso, armazenamento, exclusão etc.).

Sympla: Sympla Internet Soluções S.A., CNPJ nº 14.512.528/0001-54, com sede em Belo Horizonte/MG.

2. 🧾 Como coletamos seus dados

2.1. Quando você participa de um processo seletivo na Sympla, podemos coletar seus dados pessoais para fins de recrutamento e seleção.

2.2. Esses dados podem ser coletados diretamente de você, por meio de:

  • Formulários de candidatura;
  • Entrevistas;
  • Documentos solicitados nas etapas finais do processo.

2.3. Também podemos obter informações de:

  • Fontes públicas (como, por exemplo, redes profissionais, de acordo com suas configurações de privacidade);
  • Terceiros autorizados (como consultorias ou indicações).
  • Plataformas de recrutamento parceiras, contratadas pela Sympla para apoiar nossos processos seletivos.

Caso você tenha se cadastrado diretamente em uma dessas plataformas parceiras, seus dados pessoais podem ter sido compartilhados com a Sympla para fins de recrutamento. Nessa situação, a relação de tratamento de dados entre você e a plataforma é regida pela Política de Privacidade da própria plataforma. A Sympla passa a ser responsável por seus dados apenas a partir do momento em que os recebe para finalidades relacionadas ao processo seletivo.

2.4. Exemplos de dados coletados:

  • Nome, e-mail, telefone, cidade, CPF;
  • Histórico acadêmico e profissional;
  • Currículo, cidadania, redes profissionais;
  • Outros dados necessários para o processo seletivo.

2.5. Dados sensíveis (como raça, gênero ou deficiência) podem ser fornecidos e tratados mediante consentimento ou outra hipótese legal aplicável para fins de diversidade e inclusão.

3. 🎯 Como usamos suas informações

3.1. Utilizamos seus dados pessoais para fins de recrutamento e seleção, desde o envio da candidatura até os trâmites de contratação, caso você seja aprovado(a).

3.2. Finalidades do uso:

  • Identificar e avaliar candidatos;
  • Analisar currículo, portfólio, testes e entrevistas;
  • Cumprir requisitos legais e de governança;
  • Realizar comunicações com você durante e após o processo seletivo;
  • Considerar você para futuras oportunidades, caso queira;
  • Iniciar procedimentos de admissão, se for o caso.

Em determinados casos a Sympla poderá realizar procedimentos adicionais para verificação de antecedentes, de forma proporcional, sigilosa e compatível com a finalidade de garantir a segurança das partes envolvidas.

3.4. Hipóteses legais que podemos usar para tratar seus dados (conforme a LGPD):

  • Cumprimento de obrigação legal;
  • Execução de contrato ou procedimentos preliminares;
  • Exercício regular de direitos;
  • Legítimo interesse, quando houver equilíbrio com seus direitos.

4. 🤝 Com quem compartilhamos seus dados

4.1. Podemos compartilhar seus dados pessoais sempre que necessário para atingir as finalidades previstas neste Aviso, especialmente para garantir a eficiência e conformidade de processos seletivos.

Esse compartilhamento poderá ocorrer com:

  • Empresas do mesmo grupo econômico, para:
    • Melhorar a qualidade dos processos seletivos e promover cultura e valores organizacionais;
    • Cumprir obrigações legais e/ou corporativas internas;
  • Contratados e prestadores de serviços que atuam em nome da Sympla, como:
    • Plataformas de recrutamento de candidatos;
    • Softwares de gestão de RH;
    • Ferramentas administrativas e operacionais;
  • Autoridades policiais, judiciais ou administrativas, dentro ou fora do Brasil, nos casos em que:
    • Houver obrigação legal ou regulatória;
    • Seja necessário responder a processos ou litígios;
    • Exista investigação de atividades ilícitas, desde que não estejam protegidas por sigilo legal;
  • Empresas envolvidas em operações societárias, como fusões, aquisições ou reestruturações, caso os dados façam parte dos ativos transferidos.

Em todos os casos, exigimos o cumprimento das mesmas garantias de segurança e privacidade que seguimos internamente.

5. 🔐 Armazenamento das informações

5.1. Seus dados serão armazenados em serviços de nuvem confiáveis, providos por parceiros que podem estar localizados no Brasil ou em outros países, tais como Estados Unidos da América (EUA), em países da União Europeia e Reino Unido.

5.2. Mantemos suas informações pelo tempo necessário  para:

  • Conduzir o processo seletivo;
  • Contatá-lo(a) para futuras oportunidades;
  • Cumprir obrigações legais e regulatórias.

Se o(a) candidato(a) não for selecionado(a), podemos manter seus dados por um período razoável, com o objetivo de considerá-lo(a) para futuras oportunidades, inclusive mantendo-o(a) em nosso banco de talentos.

📤Caso o(a) candidato(a) não deseje permanecer no banco de talentos, poderá solicitar a exclusão ou anonimização de seus dados a qualquer momento, por meio dos canais disponíveis neste Aviso.

5.3. Se você quiser excluir seus dados, atenderemos a sua solicitação, exceto se for necessário mantê-los para:

  • Cumprir obrigações legais;
  • Executar contratos;
  • Exercer nossos direitos em processos administrativos, judiciais ou arbitrais.

5.4. Usamos as melhores práticas de segurança da informação, como criptografia, firewall, testes e monitoramento contínuo. Embora façamos o máximo para proteger seus dados, não é possível garantir completamente a não ocorrência de interceptações e violações dos sistemas e bases de dados, uma vez que a internet possui sua estrutura de segurança em permanente aperfeiçoamento.

6. 🧑‍⚖️ Seus direitos como candidato

Em relação ao tratamento de seus dados pessoais você pode, a qualquer momento, solicitar:

  • ✅ Confirmação de que tratamos seus dados pessoais;
  • ✅ Acesso aos dados armazenados;
  • ✅ Correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados;
  • ✅ Anonimização, bloqueio ou exclusão de dados desnecessários;
  • ✅ Portabilidade dos dados, quando aplicável.

📬 Para solicitar o exercício desses direitos, você pode acessar o formulário: https://ajuda.sympla.com.br/hc/pt-br/requests/new, ou enviar um e-mail para privacidade@sympla.com.br.  

7. Disposições gerais

7.1. Ao se candidatar a uma vaga na Sympla, você declara estar ciente deste Aviso de Privacidade e demais políticas legais que se encontram vigentes na data de acesso.

7.2. Este Aviso pode ser atualizado a qualquer momento, especialmente para atender a mudanças legais ou operacionais. Recomendamos que você consulte a versão mais recente com frequência.

7.3. Caso alguma cláusula deste documento seja considerada inválida, as demais permanecerão em pleno vigor.

7.4. Quaisquer dúvidas ou assuntos a respeito do tratamento de dados pessoais realizado pela Sympla devem ser encaminhadas para o Encarregado, por meio do e-mail: privacidade@sympla.com.br.  

7.5. Em caso de conflitos, será eleito o foro da comarca de Belo Horizonte – MG, salvo disposição legal em contrário.

7.6. Se você for contratado(a), seus dados passarão a ser tratados conforme nossa Política de Privacidade interna, que será apresentada no momento da admissão.